‘Dama do Tráfico’ e esposa de líder do Comando Vermelho é presa em Cascavel pela PF

Nesta quinta-feira (25), Luciane Barbosa Farias, conhecida como a “Dama do Tráfico”, foi presa em Cascavel (PR) durante uma operação da Polícia Federal e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PR). Ela é esposa de Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, líder do Comando Vermelho no Amazonas, atualmente detido em presídio federal de segurança máxima.

A prisão é um desdobramento das investigações iniciadas pela Operação La Muralla, em 2015, que visavam desarticular a estrutura da facção criminosa no Amazonas. Luciane havia sido condenada pela Justiça Federal a 10 anos de prisão em regime fechado por associação ao tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, mas permaneceu em liberdade até janeiro de 2025, quando foi expedido mandado de prisão definitiva. Desde então, esteve foragida até ser localizada em Manaus pela Polícia Civil em 28 de maio de 2025.

O nome de Luciane ganhou repercussão nacional em 2023, quando participou de reuniões oficiais em Brasília como presidente do Instituto Liberdade do Amazonas (ILA), entidade voltada à defesa de direitos de presos. Considerada peça-chave na administração financeira das atividades ilícitas do marido, sua prisão em Cascavel reforça a série de ações das autoridades contra integrantes do Comando Vermelho.