Curso de Turismo da UEA exibe projetos de extensão na 3ª Conta Amazonas e no 3º Festival Amazonas de Turismo

A união da 3ª Conta Amazonas e do 3º Festival Amazonas de Turismo (FAT) criou um momento histórico e, ao mesmo tempo, visa fortalecer o turismo no Amazonas. Nesse contexto, os acadêmicos e docentes do curso de Turismo daEscola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Está/UEA) exibiram os projetos de extensão nos dois eventos que ocorrem, simultaneamente, nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, 5.001, Flores.

O estande conta com todos os projetos da universidade na área de Turismo. São eles: Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Cultura Amazônica (Neicam); Núcleo de Apoio às Ideias Empreendedoras (Naie); Observatório de Turismo; Laboratório de Turismo (Labotur); Programa Mais Acesso; Rede de Estudos e Pesquisas em Turismo na Amazônia (Redetur); e Manaus na Palma da Mão.

Para o primeiro dia de programação, a equipe de turismo da UEA preparou uma apresentação sobre os projetos da universidade, como o Mais Acesso, que exibiu o e-book Turismo com Acessibilidade: Perfil do Turista com Deficiência e Diretrizes para Promoção da Acessibilidade, obra mais recente criada pela coordenadora Prof.ª Dra. Marklea Ferst. Além disso, um quiz sobre turismo, curiosidades regionais, atuação dos cursos da UEA e temas ligados à cultura, sustentabilidade e hospitalidade está sendo feito aos participantes, com brindes.

Segundo a coordenadora do curso de Turismo da UEA, Prof.ª Dra. Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins, é de grande relevância para professores e alunos terem essa experiência, pois torna-se uma oportunidade de conhecer de perto o trade, os municípios turísticos — que também estão com expositores — e poder ter uma rede de network interessante. “Tudo que eles veem em sala de aula vão poder ver na prática, além de palestras, programação científica. Também ter essa interação, que o turismo é isso, é alegria, é encontro, é estar junto, é falar. E isso, a gente vai viver, com certeza, aqui, no Conta e no FAT.”

A finalista do curso de Turismo da UEA, Karina Joselly, comentou que carrega um sentimento de pertencimento por participar de um evento tão grande. Acrescentou ainda que sente orgulho “por representar e ajudar outras pessoas a verem o estande, conhecer um pouco sobre os projetos que a gente trabalha dentro da UEA, no curso de Turismo.”

O estande da UEA continuará com a programação no dia 17, das 14h às 21h. A entrada no evento é gratuita.

Importância do evento para outros representantes dos projetos

Para a pesquisadora e técnica do Observatório de Turismo e representante do Labotur, Ticiana Oliveira, é uma oportunidade única de conseguir reunir vários projetos de extensão e trazer visibilidade para o curso de Turismo da UEA, além de, cada vez mais, promover o turismo na região amazônica, sobretudo no estado do Amazonas. “É um grande privilégio, tanto para o Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas quanto para o Laboratório de Turismo. Uma vez que todos os projetos, todas as práticas, todas as pesquisas ganham visibilidade nesse cenário regional”, disse.

A coordenadora do Mais Acesso, Prof.ª Dra. Marklea Ferst, falou sobre o acordo de cooperação técnica do curso de Turismo com o Ministério do Turismo (MTur) e de apresentar a obra Turismo com Acessibilidade, feita a partir de uma consultoria técnica para o MTur. “Nós entendemos que essa parceria com o Ministério do Turismo vem somar e agregar ao curso e a todos os projetos que fazem parte. E divulgar isso aqui, no Conta, é uma oportunidade muito interessante para a nossa universidade, para os nossos alunos, que estão cada vez mais alinhados com a promoção de um turismo sustentável e responsável, seguindo as diretrizes da política nacional do turismo”, reforçou.