Cultura do cancelamento torna-se assunto nas mídias sociais, após episódio de exclusão no BBB

Nas redes sociais, o assunto do momento é a nova edição do Big Brother Brasil. A cultura do “cancelamento” é justa? A cantora Karol Conká deveria ser punida pelo tratamento que dispensa ao ator Lucas Penteado? Alguém está “surtando” no confinamento? As discussões parecem até… tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em 17 de janeiro, a avaliação exigiu que os candidatos escrevessem um texto dissertativo-argumentativo sobre “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Duas semanas depois, o BBB esquentou a discussão sobre o mesmo tópico.

Saúde emocional no BBB

Em linhas gerais, durante uma festa, Lucas discutiu com todos os integrantes do reality show ao tentar formar um grupo de pretos contra brancos.

Ninguém gostou da postura dele. Dias depois, o ator continuou sendo punido pelos colegas. Karol virou sua rival: ela o provocou, chegou a dizer que faria tortura psicológica com ele e pediu que todos os participantes isolassem o jovem.

Lucas ficou basicamente sozinho — a cantora não quis nem sentar à mesa com ele na hora da refeição.

Os conflitos entre os participantes geraram um intenso debate nas redes sociais. Temas como depressão e bullying foram abordados nos posts com a tag #BBB21.

Feminismo, racismo…

A redação do Enem já teve temas como “o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil” (edição digital de 2020), “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” (2015) e “o desafio de se conviver com as diferenças” (2007).

São discussões que também apareceram no BBB — em 2019, por exemplo, a pauta principal na casa foi machismo.