Criminosos invadem escola por dois dias seguidos e deixam recado: “Voltamos”

Uma escola de Porto Alegre foi invadida e teve computadores furtados em dois dias seguidos, 26 e 27 de janeiro deste ano. Após a segunda invasão, os assaltantes ainda deixaram um bilhete fixado na porta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul, localizada no bairro Rubem Berta. “Voltamos hahaha”, dizia o recado escrito em um papel.

“Ficamos preocupados, porque eles ainda colocaram aquele bilhete na segunda vez. Bateu o desespero, ficamos com medo que eles voltassem, mas não voltaram mais”, diz a vice-diretora da escola, Francine Scheffler.

A diretora contou que já é a terceira vez que a escola é assaltada. Nas outras duas invasões, um computador já havia sido levado, além de equipamentos de menor valor, como uma cafeteira.

No total, a escola perdeu cinco computadores, que eram usados pela administração, e precisou lidar com os danos a portas, fechaduras e janelas do prédio.

A Secretaria de Educação do Estado (Smed) enviou cinco novos computadores no dia seguinte ao segundo assalto, e um boletim de ocorrência foi registrado. A Polícia Civil ainda não tem informações sobre possíveis suspeitos do assalto.

Em nota, a Smed informa que a escola dispõe de vigilância noturna, das 19h às 7h, e está em processo de ampliação desse serviço para 24h, nos sete dias da semana, para tentar reduzir os casos de invasões e arrombamentos. Além disso, informa que os equipamentos de maior valor foram levados a outro local.

Nota da Secretaria de Educação do Estado

“A SMED já dispõe de vigilância noturna (das 19h às 07h) e está em processo de ampliação desse serviço para 24h, 7 dias por semana, com a finalidade de reduzir os casos de invasões e arrombamentos.

No caso da EMEF Grande Oriente, assim que em comunicada do ocorrido, na manhã de hoje, a SMED providenciou (por solicitação da diretora da escola) o transporte dos materiais de valor para local seguro e prestou todo o suporte necessário.

Como a escola ficaria sem ninguém hoje das 15h às 19h, a SMED solicitou a presença de uma equipe da GM, o que foi atendido.”