Criança de 1 ano e 6 meses é isolada com suspeita de varíola dos macacos

Um bebê de 1 ano e 6 meses está em isolamento domiciliar em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (BH), em Minas Gerias (MG) com suspeita de varíola dos macacos.

A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (1º).

Segundo o município, no domingo (31), o menino deu entrada no Centro Materno Infantil (CMI) com lesões suspeitas de varíola. O estado de saúde da criança foi considerado estável e ela recebeu alta na manhã de segunda.

Por meio de nota, a secretaria informou que o único contato diferente do menino foi com a avó, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, mas ela não apresenta sintomas da doença. Se confirmado, este será o 1º caso da doença em criança no estado.

Ainda de acordo com a prefeitura, no CMI foi realizada a coleta de sangue laboratorial e o teste SWAB, em que é usado um cotonete no nariz e gargante, está agendado para esta terça-feira (02) na casa em que o bebê está isolado.

A previsão é que o resultado saia em até 5 dias após o teste. O caso é acompanhado por equipes de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Contagem tem um caso confirmado, oito suspeitos e seis descartados.

Ainda conforme a pasta, Minas Gerais tem, até esta segunda, 63 casos confirmados, sendo todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 55 anos, em boas condições clínicas.

Na última semana, o estado confirmou o óbito de um paciente de 41 anos residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas. Foi a 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil.