
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CREMAM) é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar o exercício da medicina no estado. Segundo o site oficial do CREMAM, a missão da entidade é “promover a ética médica, a defesa da saúde e dos interesses da classe médica, bem como a valorização profissional e a melhoria da qualidade de vida da população”. Mas será que o CREMAM cumpre essa missão com transparência e responsabilidade?
De acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), os órgãos públicos devem divulgar informações de interesse público em seus sites, como dados sobre receitas, despesas, licitações, contratos, convênios, servidores, entre outros. Essas informações são essenciais para que os cidadãos possam acompanhar e fiscalizar a gestão pública, bem como exercer seus direitos e deveres.
No entanto, ao acessar o site do CREMAM, percebemos a falta de empenho em tornar acessível a página de transparência do órgão, bem como seus relatórios de gestão, prestações de contas e balanços anuais. Isso pode indicar que o CREMAM não está cumprindo integralmente as exigências da LAI e dos princípios da administração pública.
Além disso, o CREMAM também não disponibiliza em seu site os serviços que oferece aos médicos e à sociedade, como inscrições, certidões, pareceres, fiscalizações, entre outros. Para acessar esses serviços, é preciso entrar no CRM Virtual, uma plataforma online que requer login e senha. Essa restrição dificulta o acesso à informação e à participação social.
Diante desse cenário, cabe questionar: o CREMAM está sendo transparente com a população? O órgão fiscalizador está prestando contas de suas atividades e recursos? O Conselho de Medicina está cumprindo seu papel de defender a saúde e os interesses da classe médica? Essas são perguntas que merecem respostas claras e objetivas por parte do órgão que fiscaliza a medicina no Amazonas.
As Eleições CREMAM 2023
O processo de escolha dos novos conselheiros do CREMAM para o quinquênio 2023-2028 será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, das 8h às 20h, pela internet. Serão eleitos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes para o Conselho Regional, conforme Resolução CFM nº 2.315/22.
Poderão votar os médicos ativos que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular no CREMAM, quanto a débitos de qualquer natureza, até 7 de agosto de 2023.
A última eleição para a diretoria do Cremam ocorreu em 2018, sendo a Chapa 1 “Ética e Representatividade” declarada vencedora e assumindo a Diretoria com a seguinte composição: Emanuel Jorge Akel Thomaz de Lima, como Presidente; José Bernardes Sobrinho, como Vice-presidente; Ana Wanda Guerra Barreto Marinho, como Secretário Geral; Amarildo Brito, como 1º Secretário; Evandro de Azevedo Martins, como 2ª Secretário; Nivaldo Amaral de Souza, como 1ª Tesoureiro; Ricardo Góes Figueiras, como 2º Tesoureiro; Glaucia Reis Crediee, como Corregedora de Processo Ético Profissional e Donato Marinho Neto; como Corregedor de Sindicância.
O CREMAM é um órgão importante para a medicina e a saúde no Amazonas, que precisa melhorar sua transparência e sua comunicação com a população e com os médicos.
Esperamos que as eleições de 2023 sejam um momento de debate e de escolha consciente dos representantes do conselho, que devem zelar pela ética, pela responsabilidade e pela qualidade da medicina no estado.
Confira as Chapas concorrentes
De acordo com o edital das eleições para o Conselho de Medicina do Amazonas, as chapas que estão disputando as eleições 2023 são as seguintes:
Chapa 1: “Experiência Renovada” formada pelos titulares: Fabio Arruda Binda, Amarildo Brito, Ana Wanda Guerra Barreto Marinho, Anderson Pereira Dias, Eduardo Manarte Gonçalo, Emanuel Jorge Akel Thomaz de Lima, Evandro Carlos Miola, Glaucia Reis Crediee, Heliana Numes Feijo, Ítalo Valle Cortez, Juliana Santana de Melo Tapajos, Karla Cristina Silva Petrucelli Israel, Leonardo Costa Gobira, Michel de Araújo Tavares, Mirlane Guimarães de Melo Cardoso, Nivaldo Amaral de Souza, Ricardo Goes Figueiras, Ricardo Silva de Morais, Shirllane Rodrigues de Barros, Tatiane Lima Aguiar; e suplentes: Amanda Lais Menezes Puigcerver Pascual, Ayllon Menezes de Oliviera, Cesar Augusto Alcantara Paranhos Lima, Yvone Borborema Lins de Queiroz, Flavio Antunes de Sousa, Gabrielle Kirk Maddy Lins, Guilherme Luiz Miranda, Jose Carlos Esteves, José Marques Do Prado Filho, Juliana da Costa Matos, Lana de Lourdesaguiar Lima, Marcos Jacob Cohen, George Bady Casseb, Rafael Oliveira Frota, Ricardo Antonio Turenko Beça, Roberto Daibes Naiff Junior, Sidney Raimundo Silva Chalub, Silvia Carmen Akel Thomaz de Lima, Thales Stein Schincariol e Thamires Makarem Nadaf Akel Thomaz de Lima
Chapa 2: “Renovação e Transparência”, formada pelos titulares: Cinthya Assayag Vieira, Angelo Bruno Pagoto, Shirle Simão Martins, José Francisco Dos Santos, Thalles Adriano Maia Araújo, Dario Figueiredo Silva Junior, Edson João Bardales, Carlos Luciano Montalvan, Cristiano da Silva D’ângelo Filho, Denilson Clark de Miranda, Ciro Melo Leite, Jhonattan Martins Valeriano, Vagne Costa de Albuquerque, Abelardo Gautama Moreira Pampolha, André Luiz Scariot, Edson Alves Pereira Junior, Christiane Marie R. da Costa Valente, Fernando Mir Brandt, Ricardo Alexandre Araujo Trindade, Mateus Rodrigues Cavalcante; e suplentes: Jose Willian de As Costa Cruz, Folve Araujo Pereira de Souza, Ivone Maria Caetano Candido, Joaber Jeronimo de Oliveira, Jander Rafael Nogueira da Silva, Eulem Cintia Sabino Oliveira Amaral, Lucas Aucelino Coelho Pinheiro, Hugo Alberto Sayan Napuri, Heberto Navarro Fernandez, Gilberto Luiz de Paula, Kenit Di Dio Aragão Minori, Demetrius Lucena Sampaio, Carlos Tadeu Celestino da Silva, Carlos Magno de Souza Medeiros, Daniella Guimarães Peres Freire, Juliana Marialva Santiago, Matheus Chaves Bezerra, Ilcilene de Paula da Silva, Kleber Pinheiro de Oliveira Filho e Ailton Albuquerque dos Santos.