
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) elevou a previsão de reajuste nas tarifas de energia para 2025. Segundo o segundo boletim InfoTarifa, divulgado nesta segunda-feira (11), a expectativa de aumento subiu de 3,5% para 6,3%.
Esse percentual supera tanto a estimativa da inflação oficial pelo IPCA (5,1%) quanto o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).
O InfoTarifa, publicado trimestralmente desde abril, apresenta um panorama histórico da evolução dos preços da energia e dos principais fatores que influenciam sua formação.
A Aneel atribui a alta na projeção ao aumento do valor da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que passou para R$ 8,6 bilhões, acima do previsto inicialmente. A CDE é um fundo destinado a financiar políticas públicas para ampliar o acesso à energia.
O reajuste maior também está ligado à aplicação da bandeira vermelha patamar 2, a faixa com o maior custo extra. Com essa bandeira, o valor da conta aumenta R$ 7,87 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.
No entanto, o último boletim indica a possibilidade de a bandeira passar a verde em dezembro, o que eliminaria a cobrança adicional nas contas.