Consulado japonês doa quase US$ 120 mil para obras na Apae Manaus

O Consulado-Geral do Japão em Manaus realizou nesta quinta-feira (11), por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana (APC), a cerimônia de assinatura do Contrato de Doação, no valor de US$ 119.463, para o Projeto de Renovação das Instalações Elétricas e de Instalação do Sistema Fotovoltaico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Manaus. Assinaram o contrato a cônsul-geral do Japão na capital, Hitomi Sekiguchi, e a presidente da Apae Manaus, Socorro Barros.

Em atenção às medidas de restrição para frear o avanço da pandemia da Covid-19, a cerimônia foi realizada com um número mínimo de participantes, sem a presença de alunos, responsáveis, colaboradores da Apae Manaus e da imprensa. De acordo com o Consulado, a expectativa é de que, após a conclusão do projeto, todos os envolvidos possam participar da cerimônia de entrega.

Contrato de Doação
De acordo com o Consulado-Geral do Japão, a cooperação tem como objetivo melhorar a qualidade da educação e de assistência médica e social para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, através da renovação das instalações elétricas e da instalação do sistema fotovoltaico da Apae Manaus. O limite máximo de doação do Programa APC para cada projeto, em geral, é até 10 milhões de ienes (equivalente a cerca de 90 mil dólares), entretanto, para este projeto o valor ficou acima do limite, considerando o importante apoio às pessoas com necessidades especiais e a promoção de energias renováveis na região da Floresta Amazônica.

A cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, reconheceu o trabalho desenvolvido pela Apae Manaus e disse que espera que obra traga melhorias para o público destinado.

“Ao longo dos quase 50 anos, a Apae Manaus vem desenvolvendo as atividades em prol das pessoas com necessidades especiais, oferecendo serviços nas áreas da educação, saúde, e assistência social. Espero que esta obra possa melhorar e ampliar o atendimento das pessoas necessitadas, oferecendo a elas serviços com melhor qualidade”.

“Desejo que a situação dramática devido à pandemia do novo coronavírus melhore logo e que breve possamos retomar nossas atividades de antes da pandemia. Dentro desse contexto, espero que a realização deste projeto possa trazer alegria e esperança a todos”, completou Sekiguchi, ao falar sobre a Covid-19 na capital amazonense.

Projeto

De acordo com a presidente da Apae Manaus, Socorro Barros, a doação do governo japonês vai possibilitar a renovação da fonte de energia da instituição. Ela ressaltou que a assinatura do Contrato de Doação é de grande importância para a manutenção da sede da Apae, e que trará benefícios para o público atendido no local. “Agradecemos a toda equipe do Consulado-Geral do Japão, pelo empenho e seriedade com que tornaram concreto a realização de um sonho”, externou.

O Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana (APC), do governo japonês, consiste em participar dos esforços de solucionar as necessidades básicas em “países amigos”, oferecendo assistência financeira não-reembolsável a várias entidades, como organizações não-governamentais (ONGs), organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), hospitais, escolas e governos locais, a fim de auxiliar na implementação de seus projetos comunitários de desenvolvimento. O Consulado-Geral do Japão em Manaus concede apoio anualmente a dois projetos dentro de sua jurisdição, que abrange os Estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre.