Com queda na produtividade parlamentar, deputado Sinésio Campos é campeão de faltas na Assembleia

No início deste ano legislativo de 2023, o deputado estadual Sinésio Campos, eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), lidera o ranking dos parlamentares mais ausentes nas sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). De acordo com levantamento realizado até maio, o parlamentar possui uma assiduidade de 71% dos expedientes, o pior resultado dos políticos da Casa.

Segundo registros da Aleam, até o momento, mesmo com sessões realizadas apenas três dias na semana, Sinésio Campos faltou a mais de 10 das mais de 30 sessões plenárias realizadas neste ano. O parlamentar não apresentou justificativa para a maioria das faltas registradas.

Diante desse cenário, outro ponto que chama atenção é a produtividade do deputado estadual, que pelos números da Aleam, tem apresentado uma queda nos últimos anos. Campos registrou uma queda de quase 8% no número de projetos de lei, projetos de resolução legislativa e requerimentos no ano de 2022 quando comparado a 2021.

Cabe lembrar que o Regimento Interno da Assembleia Legislativa determina a presença mínima de parlamentares para que as votações de temas relevantes. Além disso, as faltas têm gerado críticas por parte da sociedade civil e da falta de uma ação mais enérgica da Secretaria Geral da Aleam, órgão interno que auxilia a Presidência da Casa na gestão dos trabalhos legislativos e administrativos da Assembleia e que é responsável por supervisionar os registros referentes à presença dos deputados.

No exercício do cargo, os parlamentares têm a obrigação de comparecer às sessões e trabalhar pelos interesses da população. As ausências reiteradas podem ser consideradas como uma falta de compromisso e responsabilidade com a função que ocupam.