China quer implantar dispositivo com QR Code para rastrear pessoas com Covid pelo mundo

China- Xi Jinping, presidente da China, está pressionando os países ao redor do mundo para implementarem um rastreamento global de Covid-19 utilizando códigos QR. Apesar da pressão, Xi não disse que tipo de aplicativo ou sistema de código ele estava sugerindo ou quem o projetaria e executaria.

Veículos de imprensa internacionais divulgaram que o objetivo da medida seria acelerar viagens e negócios internacionais durante a pandemia.

Segundo as publicações, a China ordenou a utilização generalizada de atestados de saúde baseados em códigos QR ainda no começo deste ano. Através do código de barras eletrônico, o dispositivo armazenaria todo o histórico de saúde e de viagens de uma pessoa.

Segundo os asiáticos a estratégia ajudaria a conter a propagação do vírus.

“A China propôs um mecanismo global de reconhecimento mútuo de atestados de saúde com base em resultados de testes de ácido nucléico na forma de códigos QR que são aceitos internacionalmente. Esperamos que mais países adotem esse mecanismo”, afirmou, Xi.

Vários países introduziram aplicativos de rastreamento para monitorar os movimentos dos cidadãos, mas os sistemas têm sido alvo de críticas por preocupações com a privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui