Chefe da PF afirma que a eleição de Trump não terá efeito sobre os inquéritos envolvendo Bolsonaro

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, assegurou que a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos não influenciará as investigações em andamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista ao jornal O Globo, Andrei afirmou que o resultado da eleição americana, divulgado na quarta-feira, 6, terá “influência zero” nas operações da PF. “O Brasil é um país soberano. A Justiça brasileira é independente, e a Polícia Federal atua com total autonomia investigativa”, declarou.

Alguns apoiadores de Bolsonaro veem a posse de Trump como uma possível ferramenta para pressionar o governo Lula, o Judiciário e até a própria Polícia Federal. Entre as medidas temidas por aliados do ex-presidente, está a possibilidade de o governo americano cancelar vistos de entrada nos Estados Unidos para autoridades da PF e do Supremo Tribunal Federal (STF) envolvidas nas investigações. Embora propostas semelhantes tenham sido feitas por parlamentares republicanos, aliados de Trump, elas não foram mantidas pela administração de Joe Biden.

Atualmente, a Polícia Federal está finalizando as investigações contra Bolsonaro, que é acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado, ao lado de militares e ex-integrantes de seu governo. Além disso, o ex-presidente já foi indiciado por desvio de presentes oficiais e falsificação de documentos de vacinação contra a covid-19.