CBF: Fernando Sarney convoca novas eleições após afastamento de Ednaldo Rodrigues

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, em nota divulgada nesta quinta-feira (15), que o vice-presidente Fernando José Sarney será o responsável por convocar, com urgência, novas eleições para a presidência da entidade. A decisão se dá após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) afastar o então presidente Ednaldo Rodrigues.

A medida judicial tem como base suspeitas de fraude envolvendo a assinatura do ex-presidente da CBF, Coronel Nunes, em um acordo firmado com a Federação Mineira de Futebol (FMF) e cinco dirigentes, que garantiu a permanência de Ednaldo Rodrigues no comando da confederação.

Segundo a Justiça, Coronel Nunes não possuía condições de saúde e cognitivas para participar do processo eleitoral. Documentos obtidos pelo portal Leo Dias mostram que, em 2023, ele foi diagnosticado com ataxia e déficit cognitivo. Além disso, em uma ação judicial de 2024, o ex-presidente declarou não ter saúde para procurar o Ministério Público e firmar acordo sobre pensão alimentícia.

Diante das fortes suspeitas, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia determinado que o TJ-RJ apurasse as possíveis irregularidades, mas manteve Ednaldo Rodrigues no cargo até então.

No entanto, nesta quinta-feira (15), o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro concluiu que há fortes indícios de que Coronel Nunes não tinha condições de manifestar sua vontade de forma consciente. Em sua decisão, o desembargador determinou o afastamento imediato da atual diretoria da CBF.

“Determino o afastamento da atual diretoria da CBF e que o vice-presidente Fernando José Sarney realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, como interventor, o mais rápido possível, obedecendo os prazos estatutários”, escreveu o desembargador. Ele também determinou que Sarney assuma interinamente os poderes administrativos da entidade até a posse da nova diretoria eleita.

Em nota oficial, Fernando Sarney confirmou ter assinado o termo de posse como interventor e assegurou que a nova eleição para a presidência da CBF será convocada com a maior brevidade possível. A CBF informou que as datas, os procedimentos e as demais informações relativas ao processo eleitoral serão divulgados em breve.