Calamidade pública: Amapá segue em 18° dia sem energia elétrica

Amapá – Já sob racionamento de energia, em meio à pandemia de corona vírus, o estado registrou mais um apagão, na terça-feira (17), e hoje já somam 18 dias sem energia elétrica. De acordo com o informe oficial, a capital Macapá havia restaurado o funcionamento dos geradores, porém sob racionamento.

Já a população de Macapá afirma outra versão. A realidade na capital é que a energia apenas foi restabelecida nos bairros de classe alta da cidade, e nos setores hospitalares. Nas periferias e subúrbio a população sofre enquanto tentam protestar por alguma dignidade, porém é duramente reprimida pelas forças policiais.

Muitas casas tiveram eletrodomésticos inutilizados, além de mercadorias perdidas, estragadas. Pneus queimam nas ruas a noite, crimes tornaram-se constantes. As revoltas populares são constantemente reprimidas com armas em punho, por parte da Polícia Militar do Estado.

O apagão no estado decorre de uma negligência da empresa privada prestadora do serviço de energia do estado, o Grupo Isolux Corsan. A empresa diz ainda que o fornecimento seguro pode ficar para 7 de dezembro.

Amapaenses denunciam preço da tarifa enquanto seguem no escuro sem água, comida e serviços básicos.