Butantan identifica 19 variantes do coronavírus em circulação em SP

Nesta quarta-feira (16) o Instituto Butantan anunciou, que um mapeamento genômico identificou 19 variantes do coronavírus em circulação atualmente no estado de São Paulo.

A variante identificada primeiro em Manaus, apresenta 89% dos casos analisados. As outras duas variantes mais presentes são a Alpha (B.1.1.7), surgiu primeiro no Reino Unido, com 4,2%; e a B.1.1.28, com 3,5%.

Laboratórios públicos e privados fizeram análises de 4.812 amostras de testes positivos para coronavírus, entre janeiro e maio de 2021 no estado, o que representa 0,5% do total de testes positivos no período (834.114).

“Semanalmente, escolhe-se uma amostra significativa por regiões do estado de São Paulo e faz sequenciamento genético. Com isso, é possível acompanhar a evolução das variantes. Neste momento, a variante Gama é a predominante”, disse o diretor do Butantan, Dimas Covas, em coletiva de imprensa.

Para as autoridades, maioria das variantes identificadas em São Paulo não desperta preocupação sobre serem mais transmissíveis. “Essa rede de laboratórios já identificou no estado de São Paulo, desde o começo da pandemia, mais de 220 variantes. A grande maioria são pequenas mutações sem nenhum significado”, afirma.