Na madrugada desta quinta-feira (24), o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma operação militar de invasão a Ucrânia, alegando defender separatistas no leste do país. Em meio a tensões e ameaças de uma guerra em alta escala, os jogadores brasileiros que atuam no futebol ucraniano estão em um hotel na capital Kiev e fizeram um vídeo pedindo ajuda para sair do país.
No vídeo compartilhado nas redes sociais, eles contam que falta combustível na cidade e que o espaço aéreo da Ucrânia está fechado, dificultando qualquer deslocamento de avião. Vias terrestres e ferroviárias são os prováveis caminhos para deixar o país neste momento. Eles pedem ajuda do governo brasileiro para conseguir voltar para casa. O Itamaraty está trabalhando no assunto.
Jogadores brasileiros do Shakhtar e do Dínamo estão reunidos com as famílias em um hotel de Kiev. Acabaram de gravar esse vídeo pedindo ajuda das autoridades brasileiras para deixar o país. pic.twitter.com/7ah1RuKGo2
— Arthur Quezada (@ArthurQuezada) February 24, 2022
“Nos sentimos um pouco abandonados porque realmente não sabemos o que fazer. As notícias não chegam até nós, a não ser as do Brasil. Fazemos um apelo para vocês, até por causa das crianças. Cada um saiu correndo de suas casas para o hotel, com uma peça de roupa e não sabemos como vai ser. Pedimos ajuda para resolver a nossa situação”, disse a esposa de um dos jogadores.
Junior Morais, do Shakhtar, avisou para amigos e familiares no Instagram que a situação no país é “grave” e que ele os outros colegas “aguardam uma soluçao para sair” da Ucrânia. O brasileiro inclusive foi naturalizado ucraniano.
Dodo e Alan Patrick também compartilharam postagens pedindo orações pela Ucrânia. O mesmo foi feito por Dentinho, que atua pelo Shakhtar, mas está no Brasil.
Os jogadores Derek, Fabinho e Marlyson, trio brasileiro do Metalist 1925, estão com dificuldades para deixar a Ucrânia e fazem apelo às autoridades do Brasil pic.twitter.com/XyxkERYFOn
— Estadão Esportes (@EstadaoEsporte) February 24, 2022