Brasil recebe hoje novos voos com brasileiros deportados dos Estados Unidos

O governo federal recebe, nesta quarta-feira (27), dois novos voos vindos dos Estados Unidos com brasileiros a bordo. Uma das aeronaves, de bandeira nacional, trará cidadãos que decidiram retornar de forma voluntária. Já o outro voo, norte-americano, transportará deportados. A expectativa é que as chegadas ocorram a partir das 19h, em Minas Gerais.

As viagens fazem parte da política anti-imigração implementada pelo governo de Donald Trump. Em fevereiro, o presidente norte-americano assinou um decreto que determina a deportação imediata de estrangeiros em situação irregular — sem documentação formal para permanecer nos EUA. Desde então, cerca de 1,4 mil brasileiros já deixaram o país.

Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos destacou que a ação busca preservar a dignidade dos brasileiros.

“Trata-se de uma resposta articulada e humanizada à deportação e repatriação forçada de brasileiros no exterior, e fortalece o compromisso do Estado com a proteção dos direitos humanos e a dignidade das pessoas retornadas. As operações de acolhimento humanitário visam oferecer uma resolução coordenada e abrangente às necessidades imediatas e de médio prazo dos brasileiros repatriados”, afirmou a pasta.