Bolsonaro responderá no exterior por genocídio por covid e crise ianomâmi, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (10/2) que o ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) poderá responder no exterior pelos crimes de genocídio em relação aos milhares de mortos no Brasil pela pandemia da covid-19 e à crise enfrentada pelo povo ianomâmi. O petista está em Washington, onde deve encontrar o líder americano, Joe Biden, ainda nesta sexta-feira (10/2).

“Bolsonaro já tem praticamente 12 processos no Brasil e vai ter mais. Eu acho que ele, em algum momento, vai ser condenado em alguma corte internacional sobre a questão do genocídio por conta da covid, porque metade das pessoas que morreram é por conta da irresponsabilidade do governo”, citou.

“Ele também poderá ser punido pelo genocídio contra os índios ianomâmis. É uma coisa muito grave o que aconteceu lá e ele incentivava os garimpeiros, incentivava a jogar mercúrio na água, poluir a água que as pessoas bebiam naquele mundo bem escondido do restante do país. Então, eu acho que ele, em algum momento, vai ser condenado”, completou. Correio Brasiliense.

Foto: Reprodução