
O blogueiro Ronnie Peterson Gonçalves da Silva, de 42 anos, foi preso em Brasília sob suspeita de extorsão a políticos. A prisão ocorreu na terça-feira (16/9) no estúdio de gravação do apresentador, no Setor Hoteleiro Norte, e foi realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
Nas redes sociais, Ronnie se apresenta como jornalista, marketeiro, comunicador, diretor do Canal 18.1 e apresentador do programa Na Rua, Na Rede, Na Raça, acumulando quase 300 mil seguidores no Instagram.
Segundo as investigações, ele teria tentado extorquir o prefeito, o vice-prefeito e secretários de Santa Luzia (MG), cobrando R$ 100 mil para não divulgar informações difamatórias sobre os políticos. A 3ª Vara Criminal de Santa Luzia, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ao decretar a prisão preventiva, destacou que Ronnie se valia de sua influência política e midiática para exigir vantagens econômicas, ameaçando divulgar conteúdos prejudiciais às vítimas.
“Por meio de mensagens encaminhadas, o investigado aparentemente intimida e ameaça, inclusive de publicar notícias vinculadas a familiares destes, potencializando as ameaças e o abalo psicológico das vítimas”, afirmou o juiz Fabrício Simão da Cunha Araújo.
Ronnie também é investigado por extorsão em Itinga (MG) e Vespasiano (MG). Em Brasília, ele foi acusado pelo deputado distrital Daniel Donizet (MDB) pelo mesmo tipo de crime. Segundo o magistrado, o blogueiro usava sua influência para publicar notícias tendenciosas com objetivo de manipulação política e ganhos pessoais, e passou a ameaçar as vítimas após ter conhecimento das investigações.
Caso envolvendo o DF
Em maio de 2025, Ronnie se encontrou com o chefe de gabinete do deputado Daniel Donizet, Maione dos Santos Dias, e afirmou que teria sido contratado por uma agência para apurar pautas contra o parlamentar, a Administração Regional do Gama e a vice-governadora Celina Leão (PP). O apresentador disse que a agência determinou a cobertura de episódios envolvendo Donizet, incluindo um caso com a atriz Andressa Urach.
Segundo o advogado de Donizet, Ronnie teria se disposto a não divulgar a reportagem caso recebesse certo valor, indicando tentativa de extorsão. O blogueiro negou qualquer negociação, alegando que não atua dessa forma e que apenas realiza trabalhos contratados por agências para noticiar casos e fazer publicidade.
“Eu não quero confusão nem me envolver com isso. Nunca houve pedido de extorsão. Trabalho com agência: me procura, me contrata para noticiar algo ou fazer propaganda”, declarou.
Antes dessas ocorrências, Ronnie Peterson tentou entrar para a política, candidatando-se a vereador de Ribeirão das Neves (MG) pelo Republicanos em 2012.