Durante sessão plenária do senado federal, desta terça-feira, 22/03, o senador Omar Aziz (PSD-AM) comentou sobre a redução de 10% no Imposto de importação, notebooks, tablets e celulares terão um corte de de 10% na alíquota do imposto. O senador do Amazonas lembrou que há 25 dias, o ministro Paulo Guedes também assinou decreto que reduz em 25% as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A medida foi anunciada, nesta terça-feira, 22, pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia, e vale para produtos considerados bens de capital (BK), como maquinário industrial, e bens de informática e telecomunicações (BIT).
Durante sua fala na sessão plenária, Aziz lembrou os comentários feitos pelo presidente Bolsonaro (PL) durante entrevista para um rádio, quando foi questionado sobre os impactos da redução do IPI para o Pólo Industrial de Manaus, na época o presidente disse que a ZFM não seria atingida e que os ataques contrários a decisão eram de senadores “medíocres”, se referindo ao senador Omar Aziz e Eduardo Braga. Na mesma ocasião Bolsonaro disse que o assunto deveria ser tratado diretamente com ele e não com o Ministro da economia Paulo Guedes.
Aziz afirma que após a fala do chefe executivo federal, encaminhou um documento à presidência da república pedindo uma audiência com a bancada do Amazonas, incluindo o governador do estado e o prefeito.
Além disso, Aziz comentou sobre o presidente Bolsonaro ter anunciado nesta segunda-feira, 21/03 que assinará um novo decreto retirando aqueles produtos da Zona Franca que tem Processo Produtivo Básico (PPB).
“Nenhuma indústria se instala na Zona Franca sem ter o PPB que dá critérios para ela se instalar”, disse o senador.
O senador destacou que “o Brasil é a maior economia da América Latina e por isso tem recursos para manter as indústrias em pé”.
Assista em: