Ator Thiago Fragoso diz que não é mais convidado para novelas da Globo por ser ‘branco, loiro e hétero’

Thiago Fragoso, 42 anos, conhecido por protagonizar o primeiro beijo entre dois homens em uma novela da Globo, comentou em entrevista ao Folha de S. Paulo sobre as mudanças na teledramaturgia brasileira.

Fragoso destacou que, atualmente, ele e Mateus Solano seriam dificilmente escolhidos para interpretar Niko e Félix, seus personagens em Amor à Vida (2014), devido ao debate sobre representatividade.

Ele refletiu sobre como a indústria está buscando mais diversidade no elenco, afirmando que tem enfrentado dificuldades para ser escalado por ser “um homem branco, loiro, de olhos claros e heterossexual.”

Mudanças na Representação na Teledramaturgia

A fala de Fragoso ressalta o impacto das discussões sobre inclusão e representatividade nas produções televisivas. No contexto atual, há uma crescente demanda por que personagens LGBTQIA+ sejam interpretados por atores que pertençam a essas comunidades. O ator comentou que sua trajetória, especialmente após sua saída do elenco fixo da TV Globo em 2023, passou a ser marcada por novos desafios na escalação de papéis, o que ele vê como reflexo dessa mudança.

Thiago Fragoso atualmente está em cartaz com a peça Dois de Nós no teatro Tuca, em São Paulo, ao lado de grandes nomes da TV como Antônio Fagundes, Christiane Torloni e Alexandra Martins.