
Na manhã deste domingo (7), o presidente Lula (PT) participou do desfile de 7 de Setembro acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. A cerimônia contou ainda com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Nenhum ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) esteve presente.
Motta enfrenta pressão da oposição para pautar ou ao menos votar em regime de urgência o projeto que prevê perdão a envolvidos em atos antidemocráticos. Um dos textos propõe anistia desde 2019, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tornando-o elegível para as eleições do próximo ano.
O evento também se destacou pelas ausências: além dos ministros do STF, não compareceram o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O desfile foi estruturado em três eixos: Brasil dos Brasileiros, ressaltando a soberania nacional; Brasil do Futuro, com foco em obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); e COP30, em referência à conferência do Clima da ONU, que ocorrerá em Belém (PA) em novembro.
Entre os presentes, destacaram-se ministros do governo Lula, como Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esportes), ambos pressionados pela Federação União Progressista (União Brasil e PP) a deixarem os cargos.
Outros auxiliares que participaram do desfile incluem: Geraldo Alckmin (Vice-presidente e MDIC), Ricardo Lewandowski (Justiça), Renan Filho (Transportes), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Marina Silva (Meio Ambiente), Anielle Franco (Igualdade Racial), Rui Costa (Casa Civil), Jorge Messias (AGU), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão), Márcio Macedo (Secretaria-Geral), Camilo Santana (Educação), Sidônio Palmeira (Comunicação Social), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), André de Paula (Pesca), Vinicius Carvalho (CGU), Jader Filho (Cidades), Márcio França (Microempreendedorismo), Marcos Amaro (GSI), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Waldez Góes (Integração Regional), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Wolney Queiroz (Previdência Social).