Atendimento à mulher em unidades móveis começa nesta terça, em Manaus

O serviço móvel de saúde da mulher, foi lançado nesta segunda-feira (24), na área externa do shopping Phelippe Daou, localizado na zona norte da capital amazonense. Inicialmente com três estruturas móveis projetadas para realizar até 17 mil procedimentos por mês, o serviço vai beneficiar a população das zonas leste, norte e oeste. O atendimento, que será feito a partir de agendamento nas próprias unidades, começa nesta terça-feira (25).

O serviço vai beneficiar áreas de maior demanda e vazios assistenciais, permanecendo em cada localidade pelo período médio de 15 dias, para atendimento exclusivo do público feminino, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O serviço visa garantir que as mulheres realizem o acompanhamento adequado à saúde e que casos de câncer de mama e de colo do útero, os dois tipos mais prevalentes na região, possam ser diagnosticados em estágio inicial, quando as chances de cura são altas. A modalidade também tem o objetivo de reforçar o pré-natal, recebendo as grávidas que ainda não iniciaram o acompanhamento da gestação, e, identificar, também precocemente, casos de hepatites B e C, sífilis e HIV, por meio de testagem rápida.

Cada unidade do serviço móvel vai oferecer consulta médica e de enfermagem, atendimento pré-natal, mamografia, ultrassononografia e coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, além de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tuberculose, planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos, como explicou a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

É necessário que a mulher apresente o documento de identidade, o cartão do SUS e faça um agendamento. As equipes profissionais responsáveis pela assistência serão formadas por dois médicos (um clínico geral e um especialista em radiologia e diagnóstico por imagem), um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um técnico em radiologia e imagenologia e dois assistentes administrativos.

Juntas, as unidades deverão realizar 300 consultas e 480 mamografias, ultrassonografias e coletas de material para exame citopatológico (preventivo para o câncer do colo do útero) por dia, chegando a 206 mil exames e consultas anuais.

Nesta primeira quinzena, as unidades móveis estarão operando no shopping Phelippe Daou, bairro Cidade de Deus, zona norte; no Parque São Pedro, zona oeste; e no Puraquequara, zona leste.

Além das Unidades Móveis de Saúde da Mulher,  outras três unidades desse tipo, serão oferecidas ao público geral.