Às vésperas de dados de inflação nos EUA, dólar sobe a R$ 5,44 e Bolsa recua

Em uma sessão de negócios esvaziada, o Ibovespa (IBOV) encerrou esta terça-feira (9) em leve queda de 0,12%, aos 141.618 pontos, enquanto o dólar registrou alta. O mercado acompanhou a retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete aliados, acusados de tentativa de golpe de Estado.

Na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o relator Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação. A expectativa é que o julgamento seja concluído até sexta-feira (12). Operadores avaliam o risco de instabilidade política e possíveis retaliações internacionais, sobretudo dos Estados Unidos, em caso de condenação.

Cenário internacional

No exterior, investidores aguardam dados de inflação nos EUA, que podem definir os próximos passos da política monetária. Na quarta-feira (10), será divulgado o Índice de Preços ao Produtor (PPI) de agosto. Já na quinta-feira (11), sai o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), considerado o principal termômetro da inflação americana.

Os indicadores serão decisivos para a reunião do Federal Reserve (Fed) marcada para os dias 16 e 17, quando será definida a taxa de juros. Enquanto isso, as bolsas americanas fecharam em alta, renovando recordes, impulsionadas pela expectativa de cortes nos juros.