Brasil – Conhecido como ‘Gabriel, o pequeno vendedor’, após ter a mercadoria bloqueada pelo conselho tutelar do Rio Grande do Norte, o garoto foi às mídias sociais e denunciou a própria situação, o fato de que haviam tirado seu ganha pão. O garoto ficou conhecido pela sua garra, e boa vontade em trabalhar vendendo água e consumíveis no centro de Mossoró, e chegou a ser entrevistado em programas de TV local.
A atenção levou o caso do garoto ao Conselho Tutelar, que agiu por proibi-lo de trabalhar. Segundo Gabriel, seu trabalho não é condicionado pela sua mãe, mas trabalha por conta própria, e necessidade de ajudá-la. Desde cedo o garoto aprecia a ideia de ter o próprio dinheiro, e se orgulhar do seu trabalho, que segundo ele não o atrapalha com sua educação, sendo dedicado aos estudos.
Após a ação do Conselho, o garoto expôs um desabafo na Internet, que então viralizou em poucos dias. Veja o vídeo :
Apesar do fato, a mãe do garoto não responderá na justiça, uma vez que ficou comprovado de que não existia nenhuma relação de exploração.
Com a repercussão do caso várias pessoas dispuseram ajuda. Uma ‘Vaquinha’ foi criada para ajudar o garoto com os custos, enquanto sua situação de trabalho for indefinida. Além de receber presentes de pessoas que sensibilizaram-se com o caso. Apesar disso, o garoto afima não estar satisfeito até que possa voltar a trabalhar, e que não espera ser dependente de caridade.