
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou nesta quinta-feira (11) um story nas redes sociais destacando fé e justiça divina. A mensagem dizia:
– Há um Deus no céu que tudo vê, que ama a justiça e odeia a iniquidade.
A postagem foi compartilhada logo após a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria de 4 a 1 pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo sobre o suposto golpe de Estado de 2022. Para apoiadores, o posicionamento de Michelle é interpretado como uma demonstração de apoio a Bolsonaro e uma manifestação sobre o julgamento.
Bolsonaro foi condenado pelos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado e grave ameaça ao patrimônio da União. No voto que abriu a maioria, a ministra Cármen Lúcia afirmou:
– A procuradoria fez prova cabal de que grupo liderado por Jair Messias Bolsonaro, composto por figuras-chave do governo, das Forças Armadas e órgãos de inteligência, desenvolveu e implementou plano progressivo e sistemático de ataque às instituições democráticas com a finalidade de prejudicar a alternância legítima de poder nas eleições de 2022 e minar o livre exercício dos demais Poderes Constitucionais, especialmente o Judiciário.
O ministro Luiz Fux foi o único a votar pela absolvição, alegando falta de provas suficientes. O voto do ministro Cristiano Zanin seguiu a maioria.
Além de Bolsonaro, a Corte também condenou outros integrantes do governo, incluindo o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha Almir Garnier; ex-ministros Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto; e o ex-ajudante de ordens da Presidência Mauro Cid.