Ao menos 51 mortos em acidente de trem em Taiwan

Um trem se chocou nesta sexta-feira (2), com um veículo que estava na via férrea e descarrilou em um túnel no leste de Taiwan, matando pelo menos 51 pessoas. Este foi o acidente ferroviário mais grave na ilha em décadas.

De acordo com informações da Agência Nacional de Bombeiros de Taiwan, além das vítimas fatais, outros 146 passageiros ficaram feridos e foram levadas para hospitais.

O trem tem oito vagões e transportava cerca de 480 passageiros. Estava indo de Taipei para a cidade de Taitung, no sudeste da ilha. O acidente foi causado por um veículo de manutenção que escorregou por um barranco até a via férrea, perto da cidade costeira de Hualien.

‘Suspeita-se que [o motorista] não puxou o freio de mão o suficiente, razão pela qual o veículo escorregou 20 metros […] até os trilhos do trem’, declarou à imprensa o vice-diretor da Autoridade Ferroviária de Taiwan, Feng Hui-sheng.

Os passageiros da parte traseira do comboio conseguiram escapar do acidente relativamente ilesos.

‘Senti uma sacudida violenta e repentina e caí no chão’, relatou uma mulher a uma rede de televisão. ‘Nós quebramos a janela para subir no teto do trem e sair’.

O acidente coincide com o início do feriado anual da limpeza dos túmulos, um feriado prolongado que enche as estradas e ferrovias do país. Os habitantes geralmente voltam às suas cidades natais para limpar os túmulos de seus parentes e fazer oferendas.

O maquinista foi acusado de homicídio culposo.