Alagamentos atingem Manaus após forte chuva na noite de sábado

No última sábado (26) e madrugada de domingo (27), uma forte chuva em Manaus causou alagamentos em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil do Estado do Amazonas informou que choveu mais de 80 mm em toda a capital, com destaque para a área do igarapé do Mindu (132mm) e o bairro Santa Etelvina (97mm). A chuva provocou o submersão de avenidas como Brasil e Franceses, prejudicando moradores e comerciantes da região. Outros pontos de alagamento foram registrados em várias zonas da cidade.

O bairro Compensa, na zona oeste, foi um dos mais afetados, com imagens compartilhadas nas redes sociais mostrando ruas completamente alagadas. Em um dos vídeos, moradores reclamam da falta de infraestrutura, com um bar inundado e a rua Prosperidade em condições precárias. Uma moradora, indignada, cobrou ação das autoridades: “A culpa é da população que joga lixo, mas isso não é desculpa para não fazer nada”, afirmou.

Além disso, em outro vídeo, uma moradora mostrou a casa da mãe de 86 anos, com dificuldades de locomoção, completamente submersa pelas águas sujas da chuva. “Ela perdeu tudo, geladeira, cama, tudo”, relatou, em estado de choque.

Nem mesmo a área nobre da cidade escapou. O bairro Ponta Negra, na zona Oeste, também foi afetado, com a Avenida Cecília Meireles, que abriga vários condomínios residenciais, ficando totalmente alagada devido ao transbordamento de um igarapé. A situação prejudicou tanto moradores quanto comerciantes da região.