“A democracia e a civilização vencerão a barbárie”, diz Lula após ataque à agentes da Polícia Federal

Neste domingo (23), o candidato à presidência da república, Lula (PT), repudiou a atitude do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), que disparou tirou e granadas contra policias federais que foram até a sua casa, no interior do Rio de Janeiro, para efetuar a sua prisão por ter descumprido as regras para permanecer em prisão domiciliar.

Em entrevista à imprensa, o ex-presidente afirmou que a conduta de Jefferson é incentivada pelo comportamento violento e discursos de ódio de Bolsonaro (PL). Para o petista, Bolsonaro bota em risco os valores democráticos.

“Eu acho que isso gera comportamento como esse do ex-deputado Roberto Jefferson e gera o comportamento de algumas pessoas que seguem o adversário nosso. Ou seja, não é a primeira violência. Eu tenho visto pela imprensa padres sendo ofendidos, padres sendo atacados, pastores sendo atacados, evangélicos sendo proibidos de entrar na igreja. Ou seja, é uma máquina de destruição dos valores democráticos”, ressaltou Lula

Além disso, o ex-presidente também usou o seu perfil no twitter para enviar um recado aos agentes envolvidos no ataque.

“Minha solidariedade ao delegado Marcelo Vilella e a policial Karina Lino Miranda de Oliveira, feridos quando estavam apenas exercendo seu dever. Torcendo pela rápida recuperação. A democracia e a civilização vencerão a barbárie”, escreveu.

Segundo informações, os dois agentes foram atingidos por estilhaços e encaminhados para um hospital local. Após o atendimento, ambos foram liberados e passam bem.

Posicionamento da oposição

Após a repercussão do caso do ex-parlamentar, que é aliado próximo de Bolsonaro (PL), no domingo (23) o atual presidente do país, através de seu perfil no twitter, repudiou a atitude contra os agentes da Polícia Federal.

“Repudio as falas do Sr. Roberto Jefferson contra a Ministra Carmen Lúcia e sua ação armada contra agentes da PF, bem como a existência de inquéritos sem nenhum respaldo na Constituição e sem a atuação do MP. Determinei a ida do Ministro da Justiça ao Rio de Janeiro para acompanhar o andamento deste lamentável episódio”, afirmou o presidente.

Além disso, ele também divulgou um vídeo em suas redes sociais para anunciar a prisão do ex-deputado do PTB. “Como determinei ao ministro da Justiça, Anderson Torres, Roberto Jefferson acaba de ser preso. O tratamento dispensado a quem atira em policial é o de bandido. Presto minha solidariedade aos policiais feridos no episódio”, afirma.