Segundo o Boletim Epidemiológico da Organização Mundial de Saúde (OMS) a cepa P.1 da covid-19, localizada inicialmente no Brasil, já se encontra, no total, em ao menos oito países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Japão.
A entidade também aponta que são necessários mais estudos para avaliar se essa variante traz mudanças na transmissibilidade, na severidade da doença ou na imunização dos pacientes.
A partir de investigações preliminares da cepa conhecida como P.1 em Manaus, houve um aumento de 85,4% de novos casos registrados na cidade do Rio de Janeiro. Os números geram temores sobre o possível potencial da cepa de maior transmissão ou propensão a reinfecções, adverte a entidade.
A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo também confirmou, na terça-feira (26), três casos causados pela nova variante brasileira do coronavírus, no estado.
Esses são os primeiros registros da nova variante do vírus fora do Amazonas. De acordo com a secretaria, a confirmação foi constatada por meio de sequenciamento genético feito no Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, que é referência nacional e está vinculado à pasta estadual.