Rei Charles fará primeiro pronunciamento em Londres

O novo rei Charles 3º chegou em Londres nesta sexta-feira, 09, para fazer um pronunciamento à nação no Palácio de Buckingham às 14h, no horário de Brasília.

Chales passou a noite no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a rainha morreu. Nesta sexta-feira, o Monarca fará o primeiro pronunciamento como Rei após a morte de sua mãe Rainha Elizabeth 2ª, que morreu nesta quinta-feira, aos 96 anos.

Agenda das homenagens:

O primeiro compromisso será com a nova primeira-ministra britânica Liz Truss, nomeada pela rainha na última terça-feira (6) em seu último ato oficial.
Às 12h (horário local) espera-se que todas as igrejas em todo o Reino Unido toquem seus sinos por uma hora inteira para prestar homenagem à falecida soberana. Nesse mesmo horário, os deputados na Câmara dos Comuns vão começar um dia inteiro de homenagens à rainha no Parlamento.
Às 13h (hora local), uma salva de tiros acontecerá em parques reais e propriedades em todo o Reino Unido, incluindo o Hyde Park de Londres e fora do Palácio de Buckingham em Green Park. Serão 96 rodadas, uma para cada ano de vida da Rainha.
No final do dia, o novo monarca fará seu primeiro discurso a uma nação enlutada e prestará sua própria homenagem à sua falecida mãe.
Um Culto Noturno de Oração e Reflexão acontecerá na Catedral de Saint Peter, em Londres.