Da redação
MANAUS – Circula em grupos de WhatsApp um vídeo do líder do Movimento Conservador do Amazonas, Sérgio Kruke falando “Toda a verdade sobre a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ZFM (Zona Franca de Manaus) e BR-319, isso segundo as falas do próprio “comandante do grupo”. As imagens foram gravadas durante o “1° Congresso Conservador do Amazonas”, que aconteceu no último dia 26 de fevereiro em Manaus.
“Se nós queremos que o nosso estado cresça, nós temos que olhar por outro ângulo. Para sair a BR-319, e para ter exploração na Amazônia e a Zona Franca de Manaus não depender de IPI, nós temos que trabalhar as leis ambientais para liberar as rodovias e ferrovias”, enfatizou Kruke.
No mesmo vídeo, mostra um mapa com a ilustração da suposta ferrovia no telão, dizendo: “Isso aqui é a ligação de Manaus a Georgetown, na Guiana, olha para onde os produtos da ZFM serão escoados. Se isso acontecer, olha a facilidade! Vocês acham que as indústrias vão ficar em São Paulo e pagar para as mercadorias saírem do porto de Santos para subir para os Estados Unidos?”, finalizou indagando.
No final, ele ainda disse, mesmo sem ter provas que as autoridades do Amazonas que estão na linha de frente na luta para manter a Zona Franca de Manaus estão mentindo para o povo. Veja Vídeo:
Histórico de polêmicas
Em julho de 2021, o líder do movimento conservador de Manaus, Sérgio Kruke, causou polêmica ao divulgar um vídeo pedindo dinheiro dos apoiadores de Bolsonaro que iriam de uma manifestação a favor do atual presidente, Jair Bolsonaro.
Na época, Kruke pedia dinheiro também em grupos de WhatsApp, e solicitava que as pessoas depositarem o dinheiro em sua própria conta bancária e ainda circulava printes com o próprio número de CPF para que as transferências de valores possam ser executadas.
É válido ressaltar, que este líder possui um histórico de ameaças contra a ex-mulher e disseminação de fake news, ou seja informações falsas, durante a pandemia de Covid-19 no país. Veja documentos que comprovam: