O goiano Diogo Fernandes de Oliveira, de 36 anos, morreu ao cair de um muro que faz fronteira entre o México e o estado do Texas, nos Estados Unidos. O jovem, natural de São Luís de Montes Belos, em Goiás, partiu de Goiânia no final de novembro deste ano disposto a atravessar a fronteira México -EUA ilegalmente, onde acabou vindo a óbito após uma queda de altura.
Segundo os familiares da vítima, ir para os EUA e construir a vida lá era o sonho de Diogo. Eles relatam que ele tentou ir de forma regular, mas nunca conseguiu. “Ele queria ir certinho, mas o visto dele foi negado três vezes”, conta.
A última ligação de Diogo foi para o pai, que mora na região central de Goiás. Eles se falaram no último dia 7, por volta de 21h. Um parente contou que a ligação ocorreu horas antes da travessia entre os dois países: “Pai, vou fazer a travessia agora à noite, depois nos falamos. Beijos”.
A travessia seria toda feita pela Ciudad Juárez, próxima à fronteira México-EUA. No entanto, Diogo nunca conseguiu chegar. De acordo com sua familiar, uma ligação do consulado brasileiro no último sábado informou à família de Diogo, sem muitos detalhes, que ele havia morrido após sofrer uma queda em Ciudad Juárez. “A única coisa que eles falaram foi que ele caiu, quebrou bacia e sofreu traumatismo craniano. Eles não deram detalhe nenhum”, conta a mulher.
Nessa segunda-feira (14/12), a família enviou uma procuração para conhecidos que moram nos Estados Unidos para que contratem uma empresa que faça o traslado do corpo do México para São Luís de Montes Belos, em Goiás, onde será sepultado.
A família de Diogo está extremamente abalada.