Em decorrência ao apagão que afetou a população do estado Amapá durante 20 dias, o calendário eleitoral da cidade de Macapá foi transferido para o dia 6 de dezembro. E caso ocorra o segundo turno, este será em 20 de dezembro.
Em entrevista à Agência Senado, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá, Desembargador Rommel Araújo, falou sobre o primeiro turno na cidade. “As eleições em Macapá foram adiadas por questões de segurança. Principalmente a segurança do eleitor”, disse.
Adiamento
O desembargador explicou que o TRE solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o adiamento das eleições; entretanto, não foi somente esta a providência tomada.
Houve também um planejamento integrado das forças de Defesa para garantir a segurança das seções eleitorais da cidade e também um plano para garantir a votação, caso haja queda de energia. “Logo no início do apagão foi solicitado ao TSE baterias de emergência para as seções eleitorais do estado”, explicou Rommel. Foram fornecidas ao estado 1.200 baterias de emergência para assegurar o funcionamento das urnas eletrônicas das 703 seções eleitorais.
Contudo, é importante relembrar que o calendário eleitoral de todo o País foi adiado por causa da pandemia. O primeiro turno, que tradicionalmente ocorre na primeira metade do mês de outubro, nesse ano ocorreu em novembro.