Maior porta-aviões do planeta, Gerald R. Ford, é enviado pelos EUA para o Caribe

O Pentágono anunciou nesta sexta-feira (24) o envio do grupo de ataque do porta-aviões Gerald R. Ford para o Caribe, embora ainda não esteja definido o posicionamento exato da frota na região.

O grupo é liderado pelo USS Gerald R. Ford, o maior porta-aviões do mundo, equipado com reator nuclear e capaz de embarcar mais de 75 aeronaves militares, incluindo caças F-18 Super Hornet e aviões de alerta E-2 Hawkeye. A embarcação também dispõe de um arsenal de mísseis superfície-ar de médio alcance, como o Evolved Sea Sparrow Missile, usados para interceptar drones e aeronaves inimigas.

A frota passou pelo porto de Split, na Croácia, em 21 de outubro, a mais de 8 mil quilômetros do Caribe, o que indica que serão necessários alguns dias até que o grupo esteja pronto para atuar na região.

Além do porta-aviões, o grupo conta com navios de apoio, como o cruzador de mísseis guiados Normandy (classe Ticonderoga) e os contratorpedeiros Thomas Hudner, Ramage, Carney e Roosevelt (classe Arleigh-Burke). Essas embarcações possuem armamentos superfície-ar, superfície-superfície e antissubmarino, ampliando a capacidade de ataque e defesa da frota.