Primeira-dama destaca atuação de Lula na relação com EUA e se declara “muito orgulhosa”

A primeira-dama Janja da Silva afirmou estar “muito orgulhosa” da forma como o marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem conduzindo a relação do Brasil com os Estados Unidos. O comentário foi feito após a videochamada do presidente brasileiro com Donald Trump, na manhã desta segunda-feira (6).

Em entrevista à coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, Janja explicou que não participou da ligação, pois estava em trânsito para o Rio de Janeiro, onde cumpriria agendas com as ministras da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e da Igualdade Racial, Anielle Franco. Mesmo assim, destacou que conversou com o presidente logo após a chamada.

“Não estive presente na ligação por estar a caminho do Rio de Janeiro, mas conversei com meu marido logo depois e posso afirmar que estou muito orgulhosa dele e da forma como tem conduzido, com respeito e dignidade, a relação com os Estados Unidos e com o presidente Trump”, declarou a primeira-dama.

Segundo informações do Pleno.News, durante a videochamada, Lula solicitou a Trump a remoção da sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros e a revogação das sanções impostas a autoridades do Brasil.

Participaram da conversa, além de Lula e Trump, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Sidônio Palmeira (Secom) e o assessor especial Celso Amorim.