Haddad: presidente Lula disputará novo mandato nas eleições de 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou neste sábado (27) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá disputar a reeleição em 2026. “Ele é candidato a presidente, sim”, declarou durante participação no podcast Três Irmãos, em São Paulo.

Ao relembrar sua trajetória política e a derrota para Jair Bolsonaro (PL) em 2018, Haddad destacou que chegar à Presidência da República exige uma combinação rara de fatores. “Você faz planos para ser prefeito, para ser ministro. Mas, para ser presidente, quase que o destino precisa te catapultar para essa posição”, disse.

O ministro ressaltou que uma candidatura não pode ser tratada como um projeto individual. Questionado sobre uma eventual nova disputa sua pelo Planalto, não confirmou nem descartou: “Até lá muita coisa pode acontecer”.

Haddad recordou ainda que, em 2018, entrou na corrida presidencial após a inelegibilidade de Lula. “Não entrei na disputa para fazer figuração, entrei para ganhar”, afirmou.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) também reforçou a ideia de que Lula é o “candidato natural” à reeleição, destacando que o presidente “tem o que mostrar”. Em entrevista à RedeTV, Alckmin evitou falar de seus próprios planos, mas segue cotado para disputar o governo de São Paulo, o Senado ou permanecer na chapa presidencial.