
Na última quinta-feira (4), durante o lançamento do programa Gás do Povo, em Belo Horizonte (MG), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração polêmica ao afirmar que, para um país dar certo, é preciso “garantir que muitos tenham pouco dinheiro”.
Segundo o petista, “os ricos não precisam do país, os ricos, quando vão pegar dinheiro, pegam logo muito, mas o pobre precisa de pouco dinheiro. É por isso que eu digo: um país para dar certo precisa garantir que muitos tenham pouco dinheiro; ele está errado quando garante que poucos tenham muito dinheiro”.
Lula reforçou seu discurso de luta de classes ao acrescentar que “se poucos tiverem muito dinheiro, significa que a maioria não tem”. Em seguida, argumentou que, com mais distribuição de renda, programas assistenciais seriam desnecessários: “Se muitos tiverem pouco dinheiro, todo mundo tendo um pouco, a gente não vai precisar criar programa de dar gás de graça, vamos fazer com que vocês tenham dinheiro para comprar o gás de vocês”.