Lula sugere candidatura e diz que 4º mandato incomodaria adversários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta quinta-feira (21) a intenção de disputar a reeleição em 2026. Em encontros anteriores, o petista vinha condicionando a decisão a uma avaliação de sua saúde, mas em evento com apoiadores em Sorocaba (SP) voltou a indicar que deve concorrer.

Durante o discurso, Lula pediu que a plateia imaginasse a reação da oposição diante de um quarto mandato presidencial.
“Um mandato do Lula incomodou muita gente, dois incomodaram ainda mais, três incomodaram muito, muito mais. Agora, imagina se vier o quarto mandato, como é que eles vão ficar?”, provocou.

No mesmo dia, pesquisa Genial/Quaest apontou que Lula aparece à frente de todos os principais nomes da direita em cenários de segundo turno. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a vantagem é de oito pontos percentuais.

Aos 79 anos, o presidente disse estar em melhores condições físicas do que no fim de seu segundo mandato, em 2010.
“Vou completar 80 anos em outubro e afirmo que hoje tenho mais resistência física do que quando tinha 65. Consigo caminhar 30 minutos a seis quilômetros por hora e depois mais 30 minutos a oito, sem me cansar”, declarou.

Ainda em Sorocaba, Lula entregou 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOM), que atenderão 400 municípios dentro do Novo PAC Saúde, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).