Deputados bloqueiam plenário da Câmara e pedem “pacote da paz” contra STF

Parlamentares da oposição iniciaram, nesta terça-feira (5), um protesto na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados contra a possível prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com esparadrapos na boca, cerca de 15 deputados sentaram-se nas cadeiras da Mesa e prometeram permanecer no local, bloqueando os trabalhos do plenário até que sejam atendidas três demandas: anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF) e o fim do foro privilegiado por meio de uma PEC.

“Não vamos sair enquanto os presidentes das duas Casas não buscarem uma solução para pacificar o país”, declarou o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ).

O grupo se mantém em silêncio, exceto por pausas para beber água ou atender ligações. Mais cedo, os oposicionistas divulgaram o chamado “pacote da paz”, composto pelas três medidas, e condicionaram a retomada das votações no Congresso à aceitação das pautas. A mobilização deve se estender também ao Senado, com o objetivo de travar as sessões plenárias em ambas as Casas legislativas.