Venezuela volta atrás e elimina cobranças sobre importações do Brasil

A Venezuela, que havia começado a aplicar tarifas sobre produtos brasileiros sem aviso prévio, voltou a suspender a cobrança dessas taxas, segundo relatos de empresários. As tarifas, que variavam entre 15% e 77% para produtos com certificado de origem, deveriam estar isentas devido a acordos comerciais vigentes.

Procurado nesta segunda-feira (28), o Itamaraty ainda não se posicionou sobre o assunto.

Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), despachantes aduaneiros venezuelanos informaram, de forma extraoficial, que a cobrança indevida foi causada por falhas nos sistemas de tecnologia da informação (TI) da aduana local.

Na semana passada, a Venezuela iniciou a taxação de produtos brasileiros, contrariando o acordo de complementação econômica firmado em 2014, que prevê isenção de impostos para quase toda a troca comercial entre os dois países.

De acordo com a Fier, exportadores brasileiros enfrentaram dificuldades porque seus certificados de origem não foram reconhecidos pela Venezuela, o que impediu a aplicação correta da isenção prevista no acordo.

Na ocasião, o Ministério das Relações Exteriores declarou estar atento à situação e informou que a Embaixada do Brasil em Caracas acompanha as negociações com o governo venezuelano para solucionar o problema.