Ex-presidente diz que Michelle disputará vaga no Senado e Carlos vai para SC

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nesta quinta-feira (17) que seu filho Carlos Bolsonaro será candidato ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026. Atualmente, Carlos é vereador no Rio de Janeiro pelo Republicanos, mas deve mudar de domicílio eleitoral para disputar uma das vagas ao Senado pelo estado do Sul.

“Meu filho Carlos está indo para Santa Catarina. Lá, as pesquisas já colocam ele em primeiro lugar”, disse Bolsonaro após visitar o gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), outro filho que deve buscar a reeleição no Rio de Janeiro. Em SC, a família Bolsonaro também conta com Jair Renan (PL), vereador em Balneário Camboriú.

Segundo o ex-presidente, o objetivo do grupo político é ampliar a bancada no Senado em 2026. Ele afirmou ter “grande interesse” em garantir uma maioria que fortaleça o campo conservador no Congresso. Sobre a segunda vaga ao Senado pelo Rio, despistou: “A outra, não sei se o Cláudio Castro [governador] vai entrar”.

Apesar de inelegível na Justiça Eleitoral e réu por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro disse que não descarta participação ativa na disputa de 2026, mas evitou cravar apoio a uma possível candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Essa combinação não está na minha cabeça”, respondeu.

Ele também negou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro já esteja definida como nome para disputar a Presidência. “Ela nunca falou de política com vocês. Cada partido trabalha seu candidato. O que está acertado é que ela será candidata ao Senado pelo Distrito Federal”, disse.