
Lucas da Silva Santos, de 19 anos, foi internado em estado grave após comer um bolinho de mandioca. O fato aconteceu em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A Polícia Civil investiga o caso como tentativa de homicídio por suspeita de envenenamento.
O alimento foi enviado por uma tia, irmã do pai da vítima, e compartilhado entre os familiares. Cerca de 30 minutos após a refeição, Lucas passou mal e precisou ser socorrido com a ajuda de um vizinho.
Na UPA, o médico que atendeu o paciente indicou um quadro clínico compatível com intoxicação por chumbinho, veneno de uso proibido no Brasil que pode causar graves danos ao organismo. No entanto, apenas os exames toxicológicos poderão confirmar a substância ingerida.
Os pais relataram à polícia que não mantêm bom relacionamento com a mulher e que seria a primeira vez que ela enviou esse tipo de alimento para a casa deles.
Em depoimento, a mulher confirmou ter enviado cinco porções do salgado, mas negou qualquer envolvimento no possível envenenamento. Em sua versão, afirmou manter um bom relacionamento com o irmão e sua família, apesar de um certo distanciamento recente. Ela também declarou ter consumido os mesmos bolinhos com sua família e até com seus animais de estimação, sem que ninguém apresentasse reações adversas.
Segundo nota divulgada pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, o jovem apresenta quadro de saúde estável, porém segue em estado delicado, sob ventilação mecânica e vigilância neurológica. “O paciente evoluiu com necessidade de realização de hemodiálise e são aguardados resultados de exames que identifiquem o que ocasionou esse quadro”, informou a administração municipal.
A Polícia Civil aguarda os laudos laboratoriais para dar sequência à investigação. O caso foi registrado como tentativa de homicídio e está sob responsabilidade do 3º Distrito Policial de São Bernardo do Campo.