
Nas audiências de testemunhas dos núcleos dois, três e quatro da investigação que apura a tentativa de golpe de Estado no Brasil, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protagonizou um momento de tensão com o advogado Jeffrey Chiquini, que defende o ex-assessor internacional da Presidência Filipe Martins. O bate-boca ocorreu momentos antes do depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e peça-chave na colaboração com a Justiça.
Chiquini reclamou que teve acesso aos autos apenas quatro dias antes da oitiva, o que, segundo ele, fragilizaria a ampla defesa. Moraes foi direto e interrompeu o advogado: “Enquanto eu falo, o senhor fica quieto”, disparou, depois de ser interrompido repetidas vezes.
Críticas à PGR também foram rebatidas
Na sequência, o advogado questionou a forma como a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou a denúncia, alegando falta de clareza sobre qual núcleo incluía seu cliente. Moraes não deixou sem resposta: “Não é o senhor quem decide se a PGR denuncia seu cliente no núcleo 1, 2 ou 3. Se quisesse decidir isso, que fizesse concurso para a Procuradoria”, retrucou o ministro.
A fase atual do inquérito foca nos depoimentos ligados à suposta tentativa de ruptura institucional, que investiga crimes como:
-
Ato violento para extinguir o Estado Democrático de Direito;
-
Golpe de Estado;
-
Formação de organização criminosa armada;
-
Dano qualificado;
-
Destruição de patrimônio protegido por lei.
Filipe Martins na mira
Martins é citado como integrante do núcleo estratégico do esquema golpista e tenta, por meio de sua defesa, questionar a peça acusatória da PGR. Com os detalhes fornecidos pela delação premiada de Mauro Cid, o STF avança na oitiva de pessoas ligadas aos diversos núcleos da suposta conspiração.
Todo o andamento segue sob comando de Moraes, que reafirma a legalidade e independência do processo. A expectativa é que os depoimentos desta etapa sejam determinantes para esclarecer o papel de cada envolvido no plano golpista.