
O asteroide 2024 YR4, anteriormente apontado como uma possível ameaça à Terra, agora tem a Lua como provável alvo de impacto, segundo um novo estudo conduzido por astrônomos da Universidade de Western Ontario, no Canadá. A colisão pode ocorrer em dezembro de 2032.
De acordo com o jornal The Independent, os cientistas estimam que o impacto liberaria energia equivalente a 6,5 megatons de TNT, criando uma cratera de quase 1 km de diâmetro na superfície lunar. O evento também pode lançar mais de 100 milhões de quilos de detritos no espaço.
Os pesquisadores alertam que até 10% desses fragmentos podem alcançar a órbita terrestre em poucos dias, aumentando o risco de danos a satélites e à infraestrutura espacial. Dependendo da região de impacto — possivelmente no hemisfério sul da Lua — os efeitos podem se estender por anos, com uma chuva prolongada de micro-meteoritos.
Outro ponto de preocupação é que o material ejetado pode ter velocidade suficiente para reduzir a velocidade orbital da Lua em relação à Terra, segundo o estudo, que ainda aguarda revisão por pares.
A análise considerou 410 cenários possíveis e apontou uma probabilidade significativa de o impacto afetar o espaço próximo da Terra, trazendo riscos adicionais para astronautas e espaçonaves.
Diante das novas projeções, os pesquisadores recomendam que as estratégias de defesa planetária contra asteroides também passem a incluir medidas de proteção para a Lua.