
Clientes brasileiros já podem usar o Pix em seis unidades da rede de supermercados Continente, em Portugal. Em Braga, no norte do país, uma placa na entrada avisa: “Aqui você já pode pagar com o seu Pix do Brasil”.
O sistema permite pagamentos em reais, com a conversão cambial e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 0,38% já aplicados. Para concluir a compra, basta escanear o QR Code com o app do banco brasileiro, conferir os dados e autorizar a transação.
A iniciativa é resultado de uma parceria firmada em janeiro entre a instituição portuguesa Unicre e o Braza Bank, banco brasileiro especializado em câmbio e presente em Portugal. Desde então, o Pix se tornou uma alternativa prática para brasileiros que vivem ou visitam o país europeu.
Para aderir ao sistema, os estabelecimentos precisam ter conta em uma instituição habilitada a operar com o Pix, cadastrar uma chave (como e-mail ou número de celular) e obter autorização do Banco Central de Portugal.
“A intensa imigração brasileira na última década e a visita anual de mais de um milhão de brasileiros motivaram a parceria com o Braza Bank, o maior banco cambial do Brasil”, afirmou a Unicre. Segundo a empresa, o objetivo é expandir o uso do Pix em todo o país, facilitando as transações de turistas e residentes brasileiros.