
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Argentina e o Chile nesta sexta-feira (2), com epicentro no oceano, a 219 quilômetros ao sul de Ushuaia, na Argentina. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) confirmou a intensidade do tremor, que gerou alerta de tsunami.
As autoridades chilenas emitiram um alerta de deslocamento para a população nas áreas costeiras do Estreito de Magalhães, no extremo sul do país, e solicitaram que as pessoas deixassem todas as áreas de praia no território antártico chileno.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, declarou em sua conta no X que “todos os recursos estão disponíveis” para atender emergências e pediu à população que siga as orientações das autoridades. “Nosso dever é nos prevenirmos e ouvir as autoridades”, disse Boric.
O tremor ocorreu às 8h58 (horário local) e afetou cidades próximas como Ushuaia, na Argentina, e Punta Arenas, no Chile. Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos materiais, mas o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile está monitorando a situação e enviou equipes para avaliar os impactos. “Pedimos à população de Magalhães que permaneça em áreas seguras, pois tremores secundários são esperados”, afirmou Miguel Ortiz, vice-diretor da agência na região.