Polícia Civil prende homem que invadiu sinagoga e deixou símbolos nazistas em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu, na manhã desta quarta-feira (09), André Elias Almeida Soares, de 39 anos, após ele ter invadido uma sinagoga, na última segunda-feira (07), em Manaus.

A prisão aconteceu por crimes de discriminação religiosa e simulação de criança em cena de sexo explícito.

As investigações demonstraram que ele tentou ter contato com o rabino do templo religioso. Além disso, a polícia descobriu que ele já vinha realizando ações violentas não somente contra a comunidade judaica do estado, mas também em diversos outros locais públicos.

A invasão à sinagoga foi registrada por câmeras de segurança do local, que mostram o suspeito na porta fazendo um gesto, filmando a si com o celular e pregando textos alusivos ao nazismo, em um contexto de crime de ódio.

Nos cartazes grudados na sinagoga foram encontrados links para acessar arquivos com fotos de montagens simulando atos sexuais com crianças, além de vídeos contendo ameaças.

A Embaixada dos Estados Unidos pediu ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informações para poder acompanhar suas ações devido ao perigo que representa para minorias religiosas.