
O setor de serviços registrou alta de 1% em setembro, recuperando o patamar mais elevado da série histórica, iniciada em 2012, após a queda de 0,3% em agosto. Com esse crescimento, o volume de serviços está agora 0,6% acima do recorde anterior de julho.
O festival Rock in Rio, realizado no Rio de Janeiro em setembro, foi um dos principais impulsionadores do setor, elevando o segmento de “outros serviços prestados às famílias”, que inclui eventos culturais, em 16,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O Rock in Rio está entre os principais responsáveis pela alta de 1% no setor de serviços em setembro”, explica Rodrigo Lobo, pesquisador do IBGE. Ele acrescenta que o impacto indireto do festival também se reflete em outros setores, como transporte aéreo, hospedagem e restaurantes, embora esses efeitos sejam mais difíceis de medir precisamente na pesquisa amostral.
Além do impacto do festival, segmentos como serviços de engenharia, tecnologia da informação e transporte dutoviário também contribuíram significativamente para o crescimento de setembro, segundo Lobo.