
Brasil – A apuração dos votos das eleições municipais de 2024 começou às 17h deste domingo (6/10), no horário de Brasília, logo após o fechamento das urnas em todo o país. A Justiça Eleitoral agora conta os votos para escolher prefeitos e vereadores de mais de 5 mil municípios brasileiros.
Cerca de 155 milhões de eleitores estavam aptos a votar, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou mais de 900 crimes eleitorais ao longo do dia, resultando na prisão de 14 candidatos e 108 eleitores. Além disso, mais de 2,4 milhões de eleitores justificaram a ausência por meio do aplicativo E-título, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pela primeira vez, a votação iniciou-se simultaneamente em todas as regiões do Brasil, às 8h, no horário de Brasília. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou o andamento tranquilo do processo eleitoral. Apesar da preocupação com a seca na Região Norte, especialmente quanto à logística de transporte, não houve grandes dificuldades.
Em muitas cidades, o resultado da eleição será conhecido ainda hoje. Nas localidades onde houver segundo turno, ele está previsto para ocorrer em 27 de outubro.