
Após a morte de Silvio Santos, fundador do SBT, aos 93 anos, criminosos começaram a usar o nome de Patrícia Abravanel para aplicar golpes via WhatsApp, pedindo dinheiro supostamente para custear o enterro do apresentador.
Nas mensagens, os golpistas se passam por Patrícia e alegam que a família ainda não teve acesso à herança de Silvio, solicitando ajuda financeira para o velório. “Oi, boa noite. Aqui é a Patrícia Abravanel. Meu pai morreu e não tivemos acesso à herança dele ainda. Precisamos de dinheiro para o velório e enterro. Se puder ajudar, vou enviar minha chave Pix”, dizia uma das mensagens.
Em outro print que circula nas redes sociais, os golpistas pedem “qualquer ajuda financeira”: “Papai morreu e estamos sem dinheiro para o velório, por favor mande qualquer valor nesta chave?”.
O apresentador Celso Portiolli desmentiu ao vivo que a emissora ou a família Abravanel estivessem pedindo dinheiro, alertando sobre os golpes. “Algumas pessoas mal-intencionadas estão usando tudo que aconteceu para pedir dinheiro em nome da emissora ou da família Abravanel. Atenção, o SBT não está fazendo isso, são bandidos, marginais e pessoas mal-intencionadas. Nós não estamos pedindo dinheiro. Fique atento, não caia em golpes.”
Silvio Santos faleceu no sábado (17), vítima de broncopneumonia após uma infecção por influenza (H1N1), após mais de duas semanas internado no hospital Albert Einstein.
O UOL entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para verificar se as tentativas de golpe estão sendo investigadas. O espaço permanece aberto para manifestações.